domingo, 17 de julho de 2011

A origem da sigla OK

Gosto muito de compartilhar com meus amigos tudo de legal que eu aprendo. E confesso que,  mesmo sendo professora de inglês, eu não sabia da origem da palavra OK. E lendo bastante nessa semaninha de férias, acabei aprendendo em um blog muito bom, que aproveito para indicar também (http://www.englishexperts.com.br) sobre a história do OK. E como achei bem legal, aproveitei para postar aqui, para que vocês leiam e espero que gostem.

A sigla OK, bastante utilizada no Brasil, tem as seguintes traduções: certo; correto; aprovado. Mas você sabe a sua origem?
O termo OK, surgiu no século XVIII, na campanha para a reeleição do Presidente Martin Van Buren (1782-1862) nos Estados Unidos.
O apelido (nickname) dele era Old Kinderhook (ele nasceu em Kinderhook, Estado de Nova York) e, em 1840, as iniciais OK se popularizaram como lenha na sua campanha para indicar que, com Old Kinderhook como presidente tudo estaria ótimo. De forma humorística, também se dizia que OK era sigla para “orl korrect” – all correct -, ou seja, “tudo correto”.
A forma escrita é OK, ou okay e, informalmente, fala-se também okey-dokey ou okey-doke. A palavra OK pode ser usada também como verbo regular, significando “aprovar”, “endossar”. Por exemplo: He OK’d everything ou He okayed everything. “Ele aprovou tudo.” 
Há também a expressão A-OK, significando “excelente”, que vem da era espacial. Foi usada pela primeira vez na década de 60 pela NASA, nos Estados Unidos, para indicar que todos os sistemas estavam em perfeitas condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário