domingo, 17 de julho de 2011

Dicas para aumentar seu vocabulário em inglês

Quem já trabalhou comigo, ainda trabalha e conhece meu estilo de dar aula, sabe que eu não sou muito chegada a gramática. Gosto muito de trabalhar textos em sala de aula para fazer o meu aluno entender um texto em inglês e lógico não deixo eles usarem dicionário. Logo no início do ano sempre passo para eles as estratégias de leitura, os cognatos, o conhecimento prévio, que é fundamental para entender qualquer texto. É obvio que encontro uma resistência gigantesca, já que eles estão acostumados a usarem o dicionário como 'bíblia', porém tento mostrar para os alunos que em um vestibular, no enem ou em qualquer concurso, eles não poderão usar o dicionário. No início é sempre difícil, ma com o tempo eles percebem que é bem melhor, mais fácil e até mais divertido. Graças a Deus, depois que diminui o uso das regras gramaticais, aqueles exercícios de passe para interrogativa e negativa, complete com os verbos.... tenho conquistado mais os meus alunos. Não é fácil mas é infinitamente mais prazeroso e eles assimilam muito mais o inglês. 
Bom... além disso tudo que eu falei, eu também sempre passo umas dicas para eles aumentarem o vocabulário. E ... quando eu passo isso... kkkkkkkkkkkkkk eles adoooooooooooooorammmmm. E passam achar que inglês é ótimo. 
Acredito que vocês conhecem essas dicas, mas não custa nada relembrar algumas que podem estar esquecidas, talvez.


Para todas as palavras em português que terminem em DADE (como a palavra cidade) retire o DADE e coloque em seu lugar TY e assim CIDADE passou a ser CITY. Vejamos agora um pouco das cento e tantas palavras que você já aprendeu nestes primeiros vinte segundos de leitura deste artigo:
CIDADE = CITY
VELOCIDADE = VELOCITY


*  Para todas as palavras em português que terminem em “ÇÃO” (como a palavra NA-ÇÃO) tire fora o “ÇÃO” e coloque em seu lugar “TION” e assim a palavra NAÇÃO passou a ser NATION (as respectivas pronúncias não importam no momento, e além disso você estaria sendo muito malcriado querendo exigir demais num curso de inglês grátis pela internet!). Vejamos agora algumas das centenas de palavras em que a imensa maioria delas se aplica a essa Regra:
SIMPLIFICAÇÃO = SIMPLIFICATION
NAÇÃO = NATION
OBSERVAÇÃO = OBSERVATION

Para os advérbios terminados em “MENTE” (como a palavra NATURALMENTE), tire o “MENTE” e em seu lugar coloque “LLY” (e assim a palavra passou a ser NATURALLY. Quando o radical em português termina em “L”, como na palavra TOTALMENTE, acrescente apenas “LY”). Veja agora abaixo algumas delas:
NATURALMENTE = NATURALLY
GENETICAMENTE = GENETICALLY

Para as palavras terminadas em “ÊNCIA” (como no caso de ESSÊNCIA), tire o “ÊNCIA” e em seu lugar coloque “ENCE”. Eis algumas delas abaixo:
ESSÊNCIA = ESSENCE
REVERÊNCIA = REVERENCE
FREQÜÊNCIA = FREQUENCE

* A mais fácil delas são para as palavras terminadas em “AL” (como na palavra GENERAL) não mude nada, escreva exatamente como está em português e ela sai a mesma coisa em inglês.Veja alguns exemplos:
NATURAL = NATURAL
TOTAL = TOTAL
GENERAL = GENERAL


* É muito importante também falar para os alunos que assim como em língua portuguesa que a gramática apresenta várias exceções, com o inglês não é diferente. Existem também exceções para essas dicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário