segunda-feira, 7 de maio de 2012

Scrapbook

Em dois anos eu fiz com os alunos do 3º ano de Ensino Médio um "Childhood Memories" e que foi muito legal, postei até aqui no meu blog. Minha amiga Telma do blog http://protelma.blogspot.com.br/, que tem ideias maravilhosas também, aproveitou a minha ideia e elaborou um scrapbook pegando a ideia do childhood. Agora chegou a minha vez ... aproveitei a ideia do scapbook da Telma e esse ano resolvi fazer um scrapbook com o 3º ano. Foi uma atividade muito divertida. Primeiro eu trabalhei o Simple Past, fizemos vários exercícios, estudamos a lista dos verbos irregulares, vimos toda gramática do conteúdo. Depois que eles já estavam entendendo como fazer frases no passado, pedi que levassem fotos antigas e elaborassem frases, primeiro em português, depois passamos para inglês. Em seguida levei os alunos na sala de informática e mostrei vários modelos de scrapbooks aos alunos, para que eles não conheciam. Após esse processo meio teórico, partimos para prática ... e aí.... foi uma farra!!!! Os alunos produziram tudo em sala de aula. Ficamos um mês só trabalhando com isso, mas valeu a pena. Ficaram lindos e os alunos gostaram tanto da ideia que fizeram outros scrapbooks em casa, com fotos particulares.










































Gossips

Sempre gostei de pesquisar muitas ideias na internet e em uma das minhas procuras por atividades diferentes, encontrei, não sei exatamente aonde, um projeto para que os alunos produzissem um caderninho como aqueles que quando éramos adolescentes tínhamos na escola, com aquelas perguntinhas básicas: qual é o seu nome?, quantos anos você tem?, e por aí em diante.
Nunca tive coragem de fazer a atividade por achar que daria muito trabalho. Quando fui trabalhar em São Mateus, Norte do Estado de Espírito Santo, passei essa ideia para a professora que trabalhava comigo, Ivonicleia, uma grande amiga e excelente profissional que fez com os alunos e os caderninhos ficaram lindos. Esse ano criei coragem e resolvi passar a atividade. Foi muito legal ... adorei. Não vou negar que dá trabalho mas o resultado foi ótimo.
Pra quem quiser aproveitar a ideia, primeiro eu trabalhei as palavras interrogativas, fizemos vários exercícios em sala de aula e depois eu pedi que eles elaborassem em dupla algumas perguntas usando os pronomes interrogativos (who, what, how, how old, when, where, etc ) depois fiz uma leitura e uma censura lógico kkkkkkkkkkkkk. Eles passaram para o inglês e depois fizeram o caderno, o GOSSIPS. Depois de pronto, nós trocamos os cadernos na sala deles, e nas outras turmas também. O gossips foi feito na turma de 8ª série(9º ano), porém todas as outras turmas responderam, inclusive alguns professores também responderam. Foi uma atividade muito legal e gratificante. Valeu a pena...








domingo, 6 de maio de 2012

Previsão do Tempo


1)      O dia mais quente da semana é:
a)      Monday
b)      Tuesday
c)      Friday
d)      Wednesday

2)      O dia mais frio é:
a)      Sunday
b)      Saturday
c)      Monday
d)      Thursday

3)      Como está o tempo "on Monday":
a)      Nevando
b)      Chovendo
c)      Nublado
d)      Ensolarado

The Ianomani people

Cauê is a Ianomami boy. The Ianomami people live in the Amazon rain forest. Cauê is nineteen years old. Fifteen years ago, when he was a little boy, life was very different in his village.
There were many fish in the river and there were small animals in the jungle. Now the rivers are polluted. The Indians don’t like to eat the fish because they can get sick. And the jungle isn’t near the village now.
“ There were about nine malocas in my village. In each maloca there were three or four families”, says Cauê.
Maloca is the name of an Indian house.Many years ago, yhe Ianomami villages were round, because the malocas were in a big circle. In the middle of the circle there was a large maloca.It was the place for festivals and cerimonies.
Cauê says, “Many years ago, there were only Indians in the village. There were no white people. Nowadays white people come to the village. They come from the cities and from other countries. There are only three malocas now, so the villages are not round anymore.”

1)      Marque um X nas frases corretas de acordo com o texto: 
a)      (     ) There were nine malocas in the village many years ago.
b)      (     ) There were nine families in Cauê’s village.
c)      (     ) There was a huge maloca for festivals and cerimonies
d)     (     ) Many years ago there were only Indians in the village.
e)      (     ) Nowadays white people don’t come to the village.

2)      Relacione as colunas de acordo com o texto: 
(  1  ) Cauê is                                                                  (     ) round
(  2  ) There were small animals                                       (     ) a Ianomami boy
(  3  ) The jungle isn’t                                                     (     ) near the village now
(  4  ) The Ianomami people                                            (     ) in the jungle
(  5  ) The village was                             (     ) live in the Amazon  rain forest

3)     Responda em inglês às questões sobre o texto: 
a)      Where do the Ianomami people live?
b)      How old is Cauê? 
c)      How many malocas were there in the Ianomami village many years ago?
d)     How many malocas are there now? 
e)      What was in the middle of the circle of malocas?