sábado, 5 de maio de 2012

Números Ordinais

Sempre escrevo a data do dia em inglês no quadro. Os alunos sempre querem saber por que um dia eu coloco st, outro dia th em cima dos números. Acabo explicando sobre os números ordinais (embora alguns já tenham estudado, mas aluno .... esquece as coisas muito fácil). Pra quem, assim como meus alunos, também tem dúvida ou ainda não sabem vou tentar fazer você entender. Os numerais ordinais em português são representados assim: 4º (com essa bolinha em cima do número), portanto, em inglês essa "bolinha" é feita com duas letras, dependendo da escrita do números na forma ordinal, que assim como em qualquer outro idioma tem a função de indicar ordem. 
Os numerais ordinais uma escrita em que os números são formados com o sufixo th, a exceção  são de 1º - first, 2º second e 3º third. e os outros números que terminam com essa grafia. Ex: twenty-first (21st).
Será que eu consegui fazer vocês entenderem?? Vou tentar ser bem objetiva ... quando a data tiver ou terminar com 1, coloca st em cima do número, se for 2, coloca nd e se for 3 acrescente rd, assim também como os números maiores: 32nd, 41st. Os demais números basta acrescentar th, já que as outras escritas sempre têm o final th. 
EX: January 4th, 2012
       March 11st, 2010
      December 28th, 2010
      May 23rd, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário