sábado, 10 de março de 2012

Quem canta um conto aumenta um ponto

Essa atividade eu aprendi em um curso da Rede Positivo de ensino, e sempre realizo nas minhas salas de aula, é muito divertido ...
O objetivo da atividade é produzir um texto narrativo a partir de trechos de música.
É interessante que antes de começar a elaboração da atividade, haja uma conversa sobre a influência da música, a importância de uma trilha sonora, etc.
* Há alguma música que marcou a sua vida? Que música é? Por que marcou?
* Há alguma música que faz você se lembrar de alguém? Que música é? Quem ela lembra? Por quê?
* Se você fosse fazer uma trilha sonora da sua vida, que música escolheria?
* De que tipo de música você não gosta? Por quê?

Você pode escolher outras perguntas de acordo com o perfil da sua turma. Mas é importante comentar a respeito do fato de que as músicas contam histórias. Cada um do seu jeito e do seu modo.

Essa atividade pode ser feita de forma individual ou em grupo. eu sempre divido a turma em pequenos grupos para que façam uma história, uma narrativa, utilizando trechos de músicas. Eu sempre peço para que cada aluno traga de casa um trecho de uma música antiga (uma pesquisa na família), já que as letras novas eles sabem de cor. Eu deixo eles elaborarem na sala de aula e depois marco um dia para a apresentação.

Comando: Imaginem se as músicas se misturarem para contar uma história só, como ficaria? Elabore um texto contando uma história usando trechos de várias músicas.
Ex:
Eu sei, tudo pode acontecer ... Eu sei, nosso amor não vai morrer. O que eu preciso é ouvir qualquer palavra tua, qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria de estar vivo.
Você vive dizendo que a minha vida eu preciso mudar todo dia pra escapar da rotina dos meus desejos por teus beijos, mas eu quis dizer ... você não quis escutar. Agora não peça, não me faça promessas. Eu não quero te ver nem quero acreditar que vai ser diferente que tudo mudou.
Sabe de uma coisa, vou deixar a vida me levar pra onde ela quiser. Estou no meu lugar, você já sabe onde é. Não entendo porque você não olha pra mim e diz:
-Vem, amor que a hora é essa! Vê se entende a minha pressa.
Seria tão bom, porque se não eu, quem vai fazer você feliz? 


Obs: Eu sempre peço para os alunos escreverem a letra em uma cartolina ou em um craft, e para destacar as músicas, cada  trecho de uma música eles escrevem com uma cor diferente.
Outra sugestão, mas eu ainda não fiz, é elaborar com a turma toda uma peça de teatro, cujas falas são letras de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário