domingo, 19 de junho de 2011

Organização de trabalho em grupo

Quer coisa pior do que dar trabalho em grupo em sala de aula??? Impossível... Os alunos arrastam cadeiras, falam o tempo inteiro e não fazem nada...  resultado... chega no dia da entrega ou da apresentação e ... nunca tem nada pronto.
Ganhei de um ex professor e depois grande amigo Paulo Roberto Arantes, professor de Biologia, um esquema para usar em trabalhos de grupos em sala de aula. E posso garantir... dá certo. Podem tentar que vocês verão como é fácil aplicar trabalhos em sala de aula. Tentem e depois me contem se deu certo.



Organização de trabalho em grupo

  • Cada grupo deverá escolher um coordenador, um relator, um apresentador do trabalho a partir das funções descritas abaixo:
  • Haverá em cada grupo um observador escolhido pelo grupo

ü   Funções do coordenador:
1.                 coordenar o desenvolvimento do trabalho;
2.                 cronometrar o tempo;
3.                 garantir que todos participem do trabalho;
4.                 estimular a participação de todos;
5.                 garantir que todo o trabalho seja realizado;
6.                 garantir que todos elaborem o texto final, nos últimos 15 minutos do trabalho

ü   Funções do relator:
1.                 registrar o mais fielmente possível e de forma organizada as opiniões do grupo;
2.                 checar seu entendimento das opiniões do grupo;
3.                 elaborar o texto final - com a colaboração dos elementos do grupo – que apresente a conclusão do trabalho.
OBS: os últimos 15 minutos do trabalho devem ser destinados à elaboração final do texto que sintetize as discussões realizadas por todos os membros  do grupo

ü  Funções do apresentador:
1.           representar o grupo, bem como suas ideias,no debate das conclusões da avaliação;
2.           apresentar,com clareza e objetividade e ser capaz de esclarecer as dúvidas

ü           Funções do observador:
1.                 o observador recebe uma pauta diferenciada para ser realizada
2.                 observar o grupo a partir da pauta recebida;
3.                 apresentar um relatório a partir da observação;
Pauta do Observador:
1)      quanto à participação dos integrantes:
  • todos os integrantes contribuíram com as discussões?;
  • houve monopolização da palavra por parte de algum participante?;
  • houve algum participante que mesmo dizendo que queria falar, não conseguiu?;
  • o relator fez interferências na discussão,esclareceu as dúvidas ou se dispersou e saiu da pauta sem controle?;

2)      quanto às intervenções do coordenador:
  • houve ações do coordenador para garantir a sequência da pauta?;
  • o coordenador realizou as tarefas previstas

3)      quanto ao processo do trabalho em grupo:
  • houve momentos em que o grupo perdeu o fio da meada na discussão? Como foi retomado?
  • Houve momentos em que o grupo não conseguiu estabelecer consenso? Como o impasse foi resolvido?
  • Como você avalia a competência de trabalho em equipe desse grupo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário