Ganhei de um ex professor e depois grande amigo Paulo Roberto Arantes, professor de Biologia, um esquema para usar em trabalhos de grupos em sala de aula. E posso garantir... dá certo. Podem tentar que vocês verão como é fácil aplicar trabalhos em sala de aula. Tentem e depois me contem se deu certo.
Organização de trabalho em grupo
- Cada grupo deverá escolher um coordenador, um relator, um apresentador do trabalho a partir das funções descritas abaixo:
- Haverá em cada grupo um observador escolhido pelo grupo
ü Funções do coordenador:
1. coordenar o desenvolvimento do trabalho;
2. cronometrar o tempo;
3. garantir que todos participem do trabalho;
4. estimular a participação de todos;
5. garantir que todo o trabalho seja realizado;
6. garantir que todos elaborem o texto final, nos últimos 15 minutos do trabalho
ü Funções do relator:
1. registrar o mais fielmente possível e de forma organizada as opiniões do grupo;
2. checar seu entendimento das opiniões do grupo;
3. elaborar o texto final - com a colaboração dos elementos do grupo – que apresente a conclusão do trabalho.
OBS: os últimos 15 minutos do trabalho devem ser destinados à elaboração final do texto que sintetize as discussões realizadas por todos os membros do grupo
ü Funções do apresentador:
1. representar o grupo, bem como suas ideias,no debate das conclusões da avaliação;
2. apresentar,com clareza e objetividade e ser capaz de esclarecer as dúvidas
ü Funções do observador:
1. o observador recebe uma pauta diferenciada para ser realizada
2. observar o grupo a partir da pauta recebida;
3. apresentar um relatório a partir da observação;
Pauta do Observador:
1) quanto à participação dos integrantes:
- todos os integrantes contribuíram com as discussões?;
- houve monopolização da palavra por parte de algum participante?;
- houve algum participante que mesmo dizendo que queria falar, não conseguiu?;
- o relator fez interferências na discussão,esclareceu as dúvidas ou se dispersou e saiu da pauta sem controle?;
2) quanto às intervenções do coordenador:
- houve ações do coordenador para garantir a sequência da pauta?;
- o coordenador realizou as tarefas previstas
3) quanto ao processo do trabalho em grupo:
- houve momentos em que o grupo perdeu o fio da meada na discussão? Como foi retomado?
- Houve momentos em que o grupo não conseguiu estabelecer consenso? Como o impasse foi resolvido?
- Como você avalia a competência de trabalho em equipe desse grupo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário