sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Partes do corpo








Material Escolar


Interpretação de texto - Biodiversity


·         O texto abaixo será de base para você responder às questões de  1 a 5 :

 “Biodiversity”
     Biodiversity is the sum of all species on the planet. Some of these species contain important substances that treat several diseases. The most relevant thing about biodiversity is that the rich North it and the poor South has it. One of the ways to promote a sustainable development is to pay the poor nations to save the forests that they still have. Resources can be extracted but not exhausted. Thus, the environment can be preserved. The Earth belongs to all mankind. Everybody needs to help in the protection of the planet. And there is must to do. We have to fight pollution in all its forms to avoid acid rain, the greenhouse effect, and the Earth of species, rivers, lakes and seas.

1. De acordo com o texto, a biodiversidade é:

(a) a mistura das espécies que tratam diversas doenças
(b) o conjunto de todas as espécies animais e vegetais
(c) o conjunto de todas as substâncias das espécies
(d) a soma de todos os planetas
(e) todas as espécies do planeta

2. A variedade biológica:

(a) existe no Norte                 (c) falta no Sul                       (e) cura todas as doenças
(b) falta no Norte                   (d) enriquece o Norte

3. O meio ambiente pode ser preservado:

(a) pelo aumento das florestas nos países ricos
(b) pela interrupção da extração de recursos nas nações pobres
(c) através do desenvolvimento das nações pobres
(d) com o auxílio financeiro das nações ricas aos países pobres
(e) com os próprios recursos retirados das florestas dos países ricos

4. A proteção do planeta depende:

(a) do empenho das grandes indústrias                     (d) de todos nós
(b) da preservação das florestas                                (e) dos países ricos
(c) dos países pobres

5. Uma consequência da poluição não mencionada no texto é:

(a) a alteração climática                                 (d) o desaparecimento das espécies
(b) a chuva ácida                                           (e) a morte dos rios
(c) o efeito estufa

Interpretação de Texto - E.T


·         O texto abaixo será de base para você responder às questões de  1 a 5 :

E.T 

There is no doubt that Steven Spielberg’s E.T, is a masterpiece, It is a movie about the friendship between a boy and a visitor from another planet. It quickly became one of the most popular films ever made. E.T. tells the best friend of a ten years old boy, Elliot. While E.T. learns about life on Earth, Elliot learns that friendship doesn’t have any terrestrial limits. Presenting an all embracing sound track and unforgettable performances, E.T., invites all the world to share his magical touch. It is more than a great success. It is an experience that you will never forget.

1. De acordo com o texto, qual a alternativa que melhor resume o filme E.T:
(a) uma história de um visitante de outro planeta                 (d) uma história de limites terrestres
(b) uma história do mundo                                                    (e) uma experiência em Marte
(c) uma história só para adultos

2. O texto relata que a história do filme E.T. tem como base:
(a) amizade                 (b) mágica                   (c) astronomia             (d) sucesso                  (e) música

3. O texto relata que o E.T. se tornou o melhor amigo de:
(a) um pequeno alienígena                 (c) um cachorro                      (e) um visitante
(b) um menino                                    (d) um homem velho

4. Qual a idade do E.T:
(a) 10 anos                              (c) 11 anos                              (e) não é mencionado no texto
(b) ele é muito velho              (d) ele não é muito novo

5. Qual a melhor tradução para a frase: “E.T. invites all the world to share his magical touch”
(a) E.T. convida o mundo a pensar num toque de magia
(b) E.T. leva o mundo a dividir sua magia
(c) E.T. convida todo o mundo a partilhar seu toque mágico
(d) E.T. convida a todos participarem do mundo mágico
(e) O mundo convida E.T. a partilhar seu toque mágico

Interpretação de texto - What a Wonderful World


·         As questões de  1 a 5 são baseadas no texto a seguir: What a Wonderful World

I see trees of green........ red roses too 
I see em bloom..... for me and for you 
And I think to myself.... what a wonderful world. 

I see skies of blue..... clouds of white 
Bright blessed days....dark sacred nights 
And I think to myself .....what a wonderful world. 

The colors of a rainbow.....so pretty ..in the sky 
Are also on the faces.....of people ..going by 
I see friends shaking hands.....sayin.. how do you do 
They're really sayin......i love you. 

I hear babies cry...... I watch them grow 
They'll learn much more.....than I'll never know 
And I think to myself .....what a wonderful world 

1. Assinale a alternativa que NÃO apresenta ideia contida no texto:

(a) flores desabrocham                                   (c) pessoas transitam               (e) rosas entristecem
(b) Amigos cumprimentam-se            (d) bebês choram

2. Em relação ao eu lírico da canção, analise as afirmativas.

I – Expressa seu amor pela natureza              III – Questiona a criação do mundo
II – Observa o mundo à sua volta                  IV – Descreve as características de seus amigos
·         Estão corretas as afirmativas:
·          
(a) II e III apenas        (b) II, III e IV apenas              (c) I,II,III, IV               (d) I e IV apenas         (e) I, II apenas

3. A expressão I THINK TO MYSELF, repetida várias vezes, exprime a ideia de:

(a) dúvida        (b) introspecção                      (c) providência            (d) redenção                (e) obrigação

4. A música “What a Wonderful World” relata um sonho de um mundo melhor. Qual desses versos que melhor expressa esse sentimento do eu lírico:

(a) “I see trees of green, and roses too”                                 (d) “And I think to myself, what a wonderful world
(b) “I see skies of blue and clouds of white”                         (e) “They’re really saying “I love you”
(c) “I see friends shakin hands, saying “how do you do””

5. A canção que é cantada na voz de  Louis Armstrong mostra uma realidade que hoje está muito distante da que vivemos no mundo inteiro. Qual alternativa que melhor expressa o sentimento do poeta:

(a) ironia                     (b) esperança              (c) tristeza                   (d) descrença              (e) alegria 

Interpretação de Texto - “ What’s the meaning of ‘to be green’”


·         O texto abaixo será de base para você responder às questões de 1 a 7 :

 “ What’s the meaning of ‘to be green’”

Nowadays, most people all over the world are concerned about the destruction of our planet. Pollution and ignorance about nature (plants, animals and people as well) can make life hard for everyone to live. We all share life on Earth. So, we all have the obligation to look after our “house” and the right to a good quality of life. Being green means being responsible and concerned about our planet, our environment, our health. Are you green?

1. A palavra ‘house’ foi usada no texto como sinônimo de:

(a) qualidade de vida  (b) meio ambiente       (c) nosso planeta         (e) natureza

2. A palavra ‘right’, linha 11, tem mais de um significado. Marque aquele que corresponde ao significado desta palavra no texto:

(a) certo           (b) lado direito                        (c) coerente                 (d) direito

3. O título do texto é uma pergunta. Qual das opções abaixo responde a ela corretamente com base no texto:

(a) to be responsible about our planet             (b) to be concerned about your health
(c) to keep (conserver, manter) our planet in bad conditions (d) to teach (ensinar) children to be responsible

4. O texto resume nossas obrigações e direitos. Assinale-os respectivamente:

(a) ser responsável com nossa saúde – viver bem      (b) cuidar da Terra – ser saudável
(c) ser saudável – ter uma boa qualidade de vida                  (d) cuidar da Terra – ter uma boa qualidade de vida

5. The text is about (sobre):

(a) the colour of the Earth       (b) Kids from Earth     (c) Our responsible about the nature   (d) extinction

6. What’s the cause of the destruction of our planet in the text?

(a) pollution and ignorance about nature                    (b) no money              (c) no education          (d) hard life

7. Why are kids (crianças) so important for the future? Because …

(a) they go to school   (b) they like and respect nature                      (c) responsible kids will be (serão) responsible adults
(d) they are responsible

Centenário Luiz Gonzaga

No ano do centenário de  Luiz Gonzaga a escola em que eu trabalho fez um projeto em homenagem ao Rei do Baião e toda a cultura nordestina. O projeto foi organizado pela professora Nuana de arte, e dentre muitas atividades os alunos produziram clips com as músicas do artista e animações com o mesmo assunto. Um grupo de alunos representaram a peça "O Auto da Compadecida", outros representaram "Morte e Vida Severina". Além dessa parte cultural, os alunos ainda produziram cordéis, participaram de um concurso de forró e o encerramento foi com uma grande quadrilha. Foi muito bom, já que tínhamos alunos que nem sabiam quem era Luiz Gonzaga.





Autorretrato 2012

Já fiz uma atividade de autorretrato quando fui professora em São Mateus , que está postado aqui bem no início do meu blog. Graças a Deus sempre tive excelentes colegas de trabalho. Quando fiz o primeiro autorretrato tive a ajuda da professora de Arte, Giselle. Ficaram ótimos os trabalhos. Esse ano fiz a mesma proposta para a professora de Arte da escola em que trabalho e sem me surpreender de forma alguma o trabalho ficou maravilhoso. A professora e minha amiga pessoal Nuana fez dois trabalhos de autorretrato com os alunos. Um deles foi de textura, em que os alunos levaram uma foto deles e tinham que estilizar a foto. Em outra atividade eles tinham que realmente fazer um autorretrato. Nas aulas de inglês, eu primeiro passei vários textos com biografias de pessoas famosas com exercícios (depois vou postar aqui) e em seguida passei um roteiro biográfico para que eles começassem a escrita da biografia deles. Foi um trabalho demorado porém muito gratificante, pois as turmas que não fizeram ficaram chateados. 










Retornando as atividades

Estive bem afastada do meu blog, mas fiquei com o coração apertadinho porque adoro postar as novidades que sempre faço em sala de aula. Embora esse ano não tenha sido um ano letivo de muitos projetos na escola, mas tive muitos trabalhos com alunos e por isso acabei meio sem tempo para cuidar do meu blog. Mas agora já estou organizando as coisas e vou voltar com muitas novidades ....