domingo, 27 de novembro de 2011

Projeto: CINEMA EM TODAS AS ARTES

Já comentei aqui no meu blog que adoro fazer projetos, primeiro por achar que é mais fácil de trabalhar alguns conteúdos e segundo porque é uma forma de conquistar o aluno e principalmente se aproximar dele.
No inicio desse ano resolvi fazer um festival de música na escola, em que os alunos teriam que assistir alguns filmes e reproduzir as trilhas sonoras em forma de musical. Cheguei até publicar as regras do festival no meu blog. Porém, logo depois das férias recebemos, na escola, a notícia de que a carga horária seria diminuída de 1hora/ aula para 55 minutos/aula, para isso, deveríamos fazer um projeto para completar essa carga horária que somaria 41 horas. Então as pedagogas da minha escola resolveram aumentar o projeto do musical, e como o tema já era cinema , ampliamos para o tema: Cinema em todas as artes. E com isso o projeto tornou uma proporção gigantesca. Prova disso é o meu sumiço do blog. Mas valeu a pena... sempre fiz projetos, mas nunca tinha feito um projeto tão bom e que os alunos gostassem tanto.
Vou tentar passar um pouco do projeto e quem tiver oportunidade e vontade, vale a pena fazer....
A execução do projeto foi durante uma semana, que aconteceu concomitantemente com os jogos na rede .
Durante todo o segundo semestre trabalhamos os temas do cinema. Os alunos do Ensino Médio foram orientados a produzir filmes de curta metragem, os 1º anos fariam documentários e os 2º e 3º anos fariam curtas partindo de contos .
Dividimos toda a escola em temas do cinema para a elaboração de uma Mostra cinematográfica, tendo um professor responsável por uma turma:
Sala da Disney, Sala do Faroeste, Sala de Filmes de Animação, Sala de Personalidades do cinema, Sala de Chaplin, Sala de Mazzaropi, Sala de Alfred Hitchcock, Sala da Origem do cinema, Sala de filmes históricos no cinema, sala de Hollywood e os grandes prêmios do cinema, Sala de Steven Spielberg, Sala do cinema novo brasileiro e sala do cinema europeu. Após essa divisão, os professores e alunos fizeram pesquisas, confeccionaram material e tudo aquilo normal para uma mostra.
Os alunos do ensino médio estavam além de produzindo o curta metragem, preparando a Mostra e ensaiando o musical: Grease, Nos embalos de sábado a noite, Cantando na chuva, Mamma mia, Moulin Rouge, Footloose, irty Dancing, Fame.
Para melhorar a semana, conseguimos alguns cartazes de filmes no cinema da cidade, nas nossas salas de aula, tínhamos 1 quadro negro desativado e então, conseguimos tinta e pintamos obras de artes, e alguns temas do cinema, fizemos a entrada da escola como abertura de filmes e o que de melhor poderia acontecer foi termos conseguido passar os curtas dos alunos no cinema da cidade.

Tudo foi feito pelos alunos, as pinturas, a arrumação das salas e fizemos algumas máscaras de fotos de algumas personalidades: Carmem Miranda, Marilyn Monroe, Chaplin e Jack Sparrow.
Agora penso que as fotos falam por si só. O que eu não consigo escrever aqui foi a alegria e o envolvimento dos alunos. Isso eu vivi.... e chorei muito, é claro....







































Nenhum comentário:

Postar um comentário